Home Quem Somos O que Fazemos Clientes Artigos
Home
Quem Somos
O que Fazemos
Clientes
Artigos
Contato
Cursos
Inscrição
Inscrição
Rh e a Gestão de Pessoas

Houve o tempo em que nas empresas, tinha o setor chamado DEPARTAMENTO PESSOAL, era aquele local onde se controlava a mão-de-obra.  A alta direção tinha esse setor como um mal necessário, afinal tinham empregados e precisavam controlá-los.

Mas o tempo e o crescimento econômico e as novas tecnologias que surgiam da cabeça de alguns poucos criadores, foi mostrando aos empresários que a grande "sacada" do mundo ainda era o ser humano, sim pois ele era capaz de ultrapassar seus próprios limites, diferentemente de máquinas imortais na sua essência material, mas que nunca tiveram vida própria.

A partir dessa reflexão deixa-se de dar apenas o que a lei manda, oferece-se algo a mais, sim as empresas agora querem reter os talentos e eu me refiro às empresas boas e prósperas, não necessáriamente grandes, pois, a empresa não precisa ser grande ela tem que ser boa, essas empresas boas mudaram o seu conceito sobre o departamento pessoal, e entenderam que eles tinham que gerir os talentos das pessoas. 

Permitiram e solicitaram que a área de recursos humanos participassem ativamente no planejamento estratégico da empresa, com o papel de colocar as pessoas certas nos seus devidos lugares, motivados e totalmente aptos a implementarem as ações que levariam a cabo as necessidades de crescimento da empresa, houve desde então dois saltos evolutivos: Departamento Pessoal a Recursos Humanos e agora a Gestão de Pessoas.

Vamos entender melhor.


As empresas são formadas de recursos sendo:
Recursos Materiais,
Recursos Financeiros e
Recursos Humanos.


Entendemos que os recursos materiais e financeiros são sem dúvida importantíssimos e valiosos, mas os recursos humanos são mais importantes ainda, pois, sem uma equipe bem selecionada pelo RH através de uma Seleção Adequada, Qualificada, Treinada, Bem Orientada e Motivada por Líderes preparados , esses recursos iniciais ditos como valiosos e importantes podem ser desperdiçados, mal utilizados, perdidos e ou deteriorados, sem contar com o mau atendimento aos clientes e problemas de relacionamentos internos que sempre corroem a produtividade.
Veja como vem evoluindo a administração de pessoas
.


A Evolução da área de Recursos Huamanos


 

Atualmente a área de recursos humanos deve realizar a gestão de pessoas nas organizações com o objetivo de aumentar o envolvimento dos colaboradores na integração do sistema para que a empresa possa efetivamente realizar a sua estratégia.

A área de Rh (recursos humanos) é parte ativa na realização do plano estratégico das organizações, é aqui, pelas mãos das pessoas que realizam efetivamente, é que as estratégias elaboradas pela alta direção vão se realizar e dar os resultados esperados

A área de RH - Recursos Humanos - deve buscar e reter os maiores talentos, hoje em dia o que tem valor nas organizações é o conhecimento, isso está nas pessoas e fará a diferença na competição entre empresas.
A gestão de pessoas deve conseguir através de programas de Avaliação de Desempenho desenvolver ao máximo o potencial do ser humano envolvido nas ações empresariais.

Outra tarefa importante para a área de RH - Recursos Humanos - é conseguir que o conhecimento adquirido pelas pessoas seja colocado em práticada, e assim ser disseminado por toda a organização, pois, Treinamento e Cursos nada mais são do que maneiras de se adquirir, mas se não colocado em prática tudo será esquecido e perdido. 


 

"O conhecimento que não é aplicado é despojado de significado"

                                                                                    Alfred Whitehead

Home | Quem Somos | O que Fazemos | Clientes | Artigos
Site Map